INAPE

EpA-ax

A Espondiloartrite Axial (EpAax) como toda espondiloartrite, é uma doença autoimune, auto inflamatória, complicada e de difícil diagnóstico, embora seja muito antiga. Já teve vários nomes e antes era chamada de espondilite anquilosante, mas com o avanço das pesquisas de diagnóstico foi reclassificada e renomeada.

A Espondiloartrite Axial (EpAax) como toda espondiloartrite, é uma doença autoinflamatória, complexa e de difícil diagnóstico, embora seja muito antiga. Já teve vários nomes e antes era chamada de espondilite anquilosante, mas com o avanço das pesquisas de diagnóstico foi reclassificada e renomeada.

A dor inflamatória nas costas geralmente começa antes dos 45 anos, desenvolve-se gradualmente, persiste por mais de três meses, melhora com atividade física, mas não com repouso, e pode causar rigidez pela manhã que dura 30 minutos ou mais.

 

Embora a parte inferior das costas seja geralmente afetada primeiro, em algumas pessoas a dor inflamatória pode começar no pescoço ou em outras áreas. Outras articulações e órgãos também podem ficar envolvidos, incluindo quadris, ombros, olhos (uveíte), intestino (doença inflamatória intestinal) e pele (psoríase).

Espondiloartrite Axial é uma categoria ampla que inclui pessoas com e sem alterações ósseas características e/ou fusão na coluna vertebral. A medicina ainda classifica os adultos em um dos dois estágios que na prática clínica tem pouca relevância e de tratamento semelhante:

A Espondiloartrite Axial Radiográfica e a Não Radiográfica são, portanto, parte do mesmo espectro da doença Espondiloartrite Axial e apresentam muitos dos mesmos sintomas. A principal diferença é que aqueles com a forma não radiográfica não mostram alterações ósseas nas radiografias, embora a inflamação possa ser detectada com a ajuda da ressonância magnética. Algumas pessoas com EpAax-nr progridem para desenvolver EpAax-r, embora normalmente isso não ocorra.

O que são as Espondiloartrites Periféricas?

As espondiloartrites periféricas (EP) são caracterizadas por inflamações e dores nas articulações e/ou tendões localizados fora da coluna vertebral.

Os locais comumente envolvidos incluem articulações dos seguintes membros:

INFLAMAÇÃO - A grade vilã

A inflamação dos tendões pode ocorrer nos dedos das mãos ou dos pés (dactilite) ou onde tendões e ligamentos se conectam ao osso (entesite). Outros órgãos também podem se envolver, incluindo os olhos (uveíte), intestinos (doença inflamatória intestinal) e pele (psoríase).

Artrite Psoriásica
Artrite Enteropática
Artrite Reativa
Artrite Reativa